Molin - Materiais de Desenho de Mário Lino

Hoje o Objectos de Escrita regressa à colaboração com José João Peixoto Moura para a escrita de textos sobre as marcas portuguesas de objectos de escrita e vai abordar a reconhecida marca Molin.


Por serem escassas as informações, fotografias e quaisquer outros materiais sobre estas marcas de objectos de escrita pedimos aos nossos leitores que nos enviem toda a informação que possam ter sobre este assunto e que queiram partilhar connosco e com o nosso autor convidado para objectosdeescrita@gmail.com. O Objectos de Escrita garantirá o reencaminhamento de qualquer informação, documento ou material para o autor dos textos para que este possa continuar o seu valioso trabalho de pesquisa e documentação da história dos objectos de escrita nacionais.



Molin - Materiais de Desenho de Mário Lino, S.A. Fundada no ano de 1948, em Canelas - Gaia.


A origem desta empresa deveu-se à dificuldade na época em adquirir artigos para desenho, escrita e de escritório para venda, devido às dificuldades em as obter no após 2ª Grande Guerra. Assim, a Molin começou por fabricar artigos em madeira como réguas, esquadros entre outros artigos que eram comercializados a preços bastante acessíveis, o que promoveu bastante a marca. Por volta de 1965 inicia a produção de artigos mais relacionados com a escrita como esferográficas, canetas, lápis de cor, marcadores, etc.



A Molin era a única marca que em 1980 produzia 100 marcadores de diferentes cores e já comercializava os seus produtos para três continentes e continuava em expansão chegando, no seu auge, a empregar cerca de 165 trabalhadores.




Após um período económico menos fácil, a Molin foi declarada falida em 2001. Houve interesse por parte de outras empresas em comprar a marca e a posse das patentes que detinha, mas tal nunca aconteceu.




Ainda hoje se produz e comercializa diversos artigos utilizando a marca MOLIN em Portugal, Espanha e no Brasil.


A informação constante neste artigo foi-nos enviada por José João Peixoto Moura.

10 comentários:

  1. Olá bom dia,

    Eu sou aluna da Universidade de Aveiro e estou a desenvolver um projeto sobre a Molin portuguesa e gostava de saber se há a possibilidade de me disponibilizar o contacto eletrónico do Senhor José João Peixoto Moura e se este colaboraria neste projeto.

    Muito Obrigada,

    Jéssica Vieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Será que me pode enviar um e-mail para objectosdeescrita@gmail.com e envio-lhe a informação através de e-mail?

      Eliminar
  2. Olá,
    Muito obrigado por este texto sobre esta empresa portuguesa.
    Tenho uma questão: disse que "Ainda hoje se produz e comercializa diversos artigos utilizando a marca MOLIN em Portugal, Espanha e no Brasil." portanto quer isto dizer que apesar de se utilizar o nome da marca, esta produção é alheia à empresa original que falira em 2001, certo? É que não percebi muito bem o que se trata, pensei que não se pudesse comercializar artigos com o nome de marcas mesmo já falidas (estou errado?).
    Esta marca http://molin.com.br/ portanto não é uma marca nacional, é brasileira certo?

    Com os melhores cumprimentos,
    Fernando Couto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário e peço desculpa pela demora na resposta. Vou reencaminhar a sua pertinente questão ao autor do texto e, assim que obtiver uma resposta, colocarei aqui.

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela atenção.
      Aguardo então pela resposta.

      Eliminar
  3. Olá,

    Peço desculpa por esta demora na resposta, só agora me foi possível fazer algumas confirmações.

    A marca MOLIN é neste momento é propriedade de um grupo económico, que entretanto penso não está a produzir os artigos da MOLIN, uma vez que os moldes na maioria são propriedade de outra empresa que é a MABER.

    Quanto a produção que está a ser comercializada nos diferentes países deve-se ao facto da MOLIN na altura exportava para muitos países e a marca ser de reconhecida qualidade, quando deixou de fornecer esses artigos, houve a necessidade de preencher a falta recorrendo a artigos similares e timbrados com o logo da MOLIN.

    Entretanto a posse pelo direito de propriedade e uso da marca continua.

    Moura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela resposta. Portanto produtos similares com o nome Molin continuaram a ser produzidos com a autorização desse tal grupo económico.
      Melhores saudações,
      Fernando Couto

      Eliminar
  4. Depois de ler algumas duvidas de alguns leitores , eu passo esclarecer algumas.
    Material molin em Portugal não pode estar a venda em lado nenhum, o material a venda em Espanha ou Brasil e outros, foi um aproveitamento de algumas empresas.
    Empresas essas que compram artigos e metem marca molin, sem esta nunca ter fabricado aqueles artigos.
    Molin vai voltar ao mercado como sempre foi com o seu material.
    Molin maquinas moldes etc, foi comprada pela Maber
    Molin regressa em 2020

    ResponderEliminar
  5. A molin foi comprada por Vitor Pais Do Concelho de Santa Maria da Feira e a molin espanha e brasil nao sao as verdadeiras molin uma vez que a patente esta na posse desse jovel industrial

    ResponderEliminar
  6. I worked for Molin UK and would love to hear from anyone who worked for Molin Gaia in the true Molin Portugal days. Thank you Trevor Bates

    ResponderEliminar